27 maio, 2024


📌Primeiramente, vamos entender o que é gordofobia. Trata-se de uma forma de discriminação direcionada a pessoas com corpos gordos, que pode resultar em consequências sociais, pessoais e emocionais. Infelizmente, essa discriminação também se faz presente no mercado de trabalho.

🤔É crucial mencionar que a gordofobia pode se manifestar de várias formas, desde atitudes e comentários preconceituosos até representações negativas e a imposição de obstáculos à inclusão de corpos gordos em diversos espaços.

1. Pode existir uma hesitação em contratar pessoas gordas devido a estereótipos negativos, como a ideia de que pessoas gordas são preguiçosas ou não têm autocontrole.
2. Pessoas gordas podem ser negligenciadas para promoções ou oportunidades de liderança com base em sua aparência física, ao invés de suas habilidades ou realizações.
3. Comentários e “piadas” sobre a aparência física, feitos tanto por colegas de trabalho quanto por superiores;
4. Suposições sobre a saúde, a competência ou a força de vontade dos colaboradores gordos;
5. Políticas de vestuário que discriminam indiretamente pessoas gordas, como uniformes que não estão disponíveis em tamanhos maiores;
6. Falta de acessibilidade e acomodações no local de trabalho, como cadeiras, mesas e banheiros que não são adequados para colaboradores gordos.

📌Essa discriminação pode ter efeitos devastadores na saúde mental dos indivíduos, levando a sentimentos de inadequação, baixa autoestima e até mesmo depressão. Além disso, o estresse de enfrentar a gordofobia no trabalho pode resultar em problemas de saúde física.

🤔Então, quais são as medidas que podemos tomar para combater a GORDOFOBIA no ambiente de trabalho:

a. Promover a conscientização sobre o assunto;
b. Implementar políticas internas que abordem os problemas mencionados acima;
c. Estabelecer um canal de denúncias;
d. Promover uma comunicação inclusiva no ambiente de trabalho.

⚠Você já presenciou ou ficou sabendo de algum caso de gordofobia no seu trabalho? Comente aqui ou me mande um direct. Vamos ajudar a combater esse mal que se espalhou nessa sociedade que busca estar sempre no "padrão".⚠

Abraços,

Raquel

 

27 maio, 2024